Novo decreto torna obrigatório uso de máscara em espaços públicos do estado

Decisão é mais uma medida tomada para combater a pandemia do novo coronavírus.

Um novo decreto estadual, assinado pelo governador Wellington Dias nesta quarta-feira (22), estabelece que, agora, a população está obrigada a fazer uso de máscaras de proteção em espaços públicos do Piauí. A decisão é mais uma medida tomada para combater a pandemia do novo coronavírus.

“Será obrigatório o uso de máscara de proteção facial sempre que houver necessidade de sair de casa, deslocar-se por via pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas”, determina o decreto.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Segundo o texto do decreto, as máscaras de proteção facial devem ser confeccionadas seguindo as orientações do Ministério da Saúde. O item é de uso individual e não deve ser compartilhado nem mesmo com familiares.

Continue lendo após a publicidade

Para a população em geral, o Governo do Piauí recomenda o uso de máscaras artesanais. Já para pessoas com sintomas gripais em isolamento domiciliar e para as pessoas que estão cuidando da mesma, recomenda-se o uso de máscara cirúrgica e que se mantenha o isolamento social.

O decreto ainda afirma que os fabricantes e distribuidores de máscaras para uso profissional devem garantir o abastecimento do material.

Continue lendo após a publicidade

O texto entrará em vigor a partir de sua publicação e permanecerá até 30 de abril de 2020.

Como usar máscara corretamente

Por não ser um uso comum da grande maioria da população, muitas vezes as pessoas utilizam as máscaras de forma incorreta, o que pode causar ineficiência na proteção e até mesmo contribuir para que a pessoa seja infectada pelo novo coronavírus.

A máscara deve ser utilizada de forma que cubra completamente o nariz e a boca, sem vãos nas laterais. Para que a proteção seja mais eficiente, recomenda-se usar máscaras que cubram todo o nariz e desçam até o queixo.

Além disso, não deve-se ficar tocando ou mexendo na máscara. Se for necessário retirá-la por algum motivo, como, por exemplo, tomar água, o manuseio deve ser feito pelas cordinhas ou elásticos.

A higiene também é um fator importante para o uso da máscara. Antes e depois de colocar o item, lave bem as mãos ou faça uso do álcool em gel, caso esteja em um local sem água e sabão. Se a máscara for descartável, coloca-la em um saco antes de ir para o lixo é importante e evita que o vírus contamine várias superfícies.

Veja abaixo imagens dos erros e acertos ao fazer uso da máscara, elaborado pelo G1.com.

Foto: G1.comMáscara

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!