PRF apreende ônibus escolares por estarem sem condições de transportar alunos

Os veículos foram apreendidos nos municípios de Amarante (PI) e Gilbués (PI).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Piauí está realizando a Operação Volta às Aulas. A fiscalização já foi realizada em cinco municípios da região de Floriano (PI) e resultou na apreensão de dois ônibus escolares, um em Amarante (PI) e outro em Gilbués (PI), que estavam sem condições de transportar os estudantes.

De acordo com Bruno Dias, inspetor da PRF, os ônibus possuíam diversas irregularidades e o motorista de um deles não tem o curso que é necessário para quem faz esse tipo de transporte. Segundo ele, nos veículos faltavam equipamentos obrigatórios, várias poltronas estavam quebradas e, em um deles, o assoalho do veículo estava furado, sendo possível ver o chão.

“O objetivo da PRF com a Operação Volta às Aulas é justamente fiscalizar esses ônibus, que não costumam passar pelos postos da Polícia Rodoviária Federal. Eles possuem trajetos mais curtos, são de localidades rurais para as escolas mais próximas, e foi justamente nesses veículos que encontramos as situações mais graves.”, relatou Bruno Dias.

Foto: Reprodução
PRF apreende dois ônibus escolares por causa da falta de segurança para os estudantes.

Os dois ônibus foram apreendidos e encaminhados para os depósitos, para que as prefeituras municipais ou as empresas contratadas para realizar o transporte escolar regularizassem os veículos. Ainda de acordo com o inspetor, é necessário que esse tipo de transporte seja diferenciado, pois envolve a segurança de crianças.

Além da apreensão, os veículos foram multados. No final da operação, um relatório será montado para que as medidas cabíveis aos casos sejam tomadas.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Gilbués informou que já está realizando os reparos no veículo e tomando todas as medidas necessárias para a regularização do mesmo.

Leia também