Corisabbá: STJD concede suspensão de multa e proíbe FFP de declarar campeão

Águia de Floriano ainda aguarda julgamento pelo Pleno do STJD.

O caso do Corisabbá segue apresentando desdobramentos. Na tarde desta terça-feira (28), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) se manifestou após recurso que solicitava a não obrigação do pagamento da multa, suspensão da perda de pontos e pausa no Campeonato Piauiense 2023. O auditor do STJD, Paulo Sérgio Feuz acolheu parcialmente os pedidos; apesar de não suspender o prosseguimento do campeonato, a decisão impede a Federação de Futebol do Piauí (FFP) de homologar o resultado final da competição até que o caso seja julgado pelo órgão.

De acordo com o documento, o auditor concedou o efeito suspensivo parcial, no qual somente suspende a aplicação da multa até o julgamento pelo Pleno do STJD. A perda dos 3 pontos e a pausa no Campeonato Piauiense não foram concedidas, porém a FFP fica proibida de homologar o campeonato, distribuir premiações e medalhas e de proclamar o campeão até o julgamento do recurso.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Foto: ReproduçãoCorisabbá: STJD concede suspensão de multa e proíbe FFP de declarar campeão.
Corisabbá: STJD concede suspensão de multa e proíbe FFP de declarar campeão.

Um dos advogados que acompanham o Corisabbá, Lucas Ewers considerou a decisão plausível com a complexidade do caso. "Foi relativamente satisfatório. É claro que enquanto parte, para nós o ideal seria que todos os pedidos fossem atendidos, entretanto, podemos dizer que a decisão foi bem plausível. Isso porque o processo é relativamente complexo, depende de análise do conjunto probatório, de análise da sessão onde foi julgado o caso inicialmente," comentou.

Continue lendo após a publicidade

A partir dessa decisão espera-se que o julgamento do Corisabbá pelo Pleno do STJD aconteça o mais breve possível, até mesmo antes da conclusão do Campeonato Piauiense, pois de acordo com o despacho, o auditor menciona a inclusão do processo “na próxima pauta possível desta Corte”.

Sobre o caso

Continue lendo após a publicidade

O Corisabbá foi declarado culpado, por 4 votos a 2, pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) por suposta escalação irregular do o zagueiro Wellerson (Uberaba) e do volante Márcio Adriano, em partida da 12ª rodada do Campeonato Piauiense.

Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PIFluminense-PI x Corisabbá, Piauiense 2023.
Fluminense-PI x Corisabbá, Campeonato Piauiense 2023.

De acordo com a Federação de Futebol do Piauí (FFP), os jogadores não poderiam ser relacionados para a partida contra o Comercial-PI, no dia 4 de março. Os atletas deveriam ter cumprido suspensão automática por expulsão no jogo disputado contra o Fluminense-PI, no dia 25 de fevereiro, válido pela 9ª rodada do Estadual.

Acontece que entre essas duas partidas o Corisabbá teria o confronto contra o Ferroviário-PI, no dia 18 de fevereiro, correspondente a 10ª rodada. No entanto, pela desistência do Ferroviário o duelo é assinalado como W.O., tornando a partida contra o Comercial-PI, pela 12ª rodada, o jogo seguinte as aplicações dos cartões.

Após o julgamento que puniu o Corisabbá com a perda de três pontos e multa no valor de R$ 1000, o clube trava batalha nos tribunais para recorrer da decisão que pode rebaixar o time de Floriano para a Série B do Campeonato Piauiense.

 

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!