Corisabbá pede suspensão do Estadual enquanto recorre da decisão do TJD-PI

O time de Floriano poderá levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Após o julgamento realizado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), que puniu o Corisabbá com a perda de três pontos e multa no valor de R$ 1000 pela escalação irregular de dois jogadores, o clube busca agora reverter a decisão da Comissão Disciplinar.

Foto: Eliel Assunção/Nova TV FlorianoAnderson Kamar, Treino do Corisabbá
Anderson Kamar, presidente do Corisabbá.

De acordo com o jurídico do clube, um recurso foi encaminhado ao Pleno do TJD-PI com o intuito de levar a decisão para julgamento em 2ª instância. Na oportunidade, o Corisabbá deverá apresentar novidades na construção da defesa: além do já apontado erro na organização da tabela do Campeonato Piauiense, o clube deverá usar como argumentação uma possível falha cometida durante o julgamento que ocorreu de forma virtual, na última terça-feira (14).

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Segundo o advogado Lucas Ewers, algumas formalidades essenciais no processo desportivo foram descumpridas.

Continue lendo após a publicidade

"Verificamos diversas nulidades por descumprimento de formalidades essenciais no processo desportivo. Descumprimento de regras estabelecidas pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva e que devem ser seguidas. A primeira delas é sobre a ordem de votação. A lei desportiva é clara ao definir que o presidente é o último a votar, entretanto, no julgamento ocorrido perante a comissão disciplinar especial, que foi instituída através de portaria do próprio tribunal, o presidente votou antes da hora, não foi o último conforme previsto na lei. Ao passo em que o presidente vota antes de outros auditores, dando seu voto como divergente do relator e fazendo toda sua fundamentação argumentativa, outros auditores podem mudar o voto que possuíam em mente ou a interpretação da forma que haviam entendido. De todo modo, a votação deve ocorrer em ordem prevista no código e esta ordem foi descumprida."

Foto: Arquivo PessoalLucas Ewers, advogado que representa o Corisabbá.
Lucas Ewers, representante jurídico do Corisabbá.

O advogado também apontou irregularidades no número de auditores que votaram durante a sessão virtual.

Continue lendo após a publicidade

"Arguimos mais duas preliminares em atenção ao art. 5º-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O artigo mencionado determina que cada comissão disciplinar será composta por cinco auditores. No julgamento em tela, seis auditores estavam presentes e os seis votaram. Além disso, o mesmo artigo define que nas comissões disciplinares formadas, os auditores que a compõem não podem pertencer ao Pleno do TJD. De acordo com o acórdão da decisão, cinco dos seis autores presentes no julgamento constam no rol de membros do Pleno, conforme consulta que realizamos  no portal eletrônico do TJD-PI. Assim, acreditamos que estas são três formalidades essenciais determinadas pela lei desportiva que foram descumpridas, devendo assim ocorrer a nulidade do julgamento de primeira instância, ou seja, perante a comissão disciplinar."

A defesa da Águia de Floriano também solicitou a suspensão do Campeonato Piauiense até que todos os recursos legais do Corisabbá sejam utilizados. Vale lembrar que a Federação de Futebol do Piauí (FFP) já divulgou as datas dos jogos de ida e volta pelas semifinais da competição. 

Sobre a possibilidade da suspensão do campeonato, o advogado Lucas Ewers explicou que a punição não afeta apenas o Corisabbá, afinal, as mudanças na pontuação interferem nas demais equipes que podem ser classificadas para a fase seguinte da competição.

"Em nosso recurso, requeremos a suspensão do campeonato até o trânsito em julgado, tendo em vista que a punição aplicada ao Corisabbá não afeta apenas a equipe em questão, mas também as demais equipes que podem ser classificadas para a fase seguinte do campeonato. A decisão poderá acarretar em mudanças na tabela e consequentemente causar prejuízos aos envolvidos que podem passar ou não de fase, e serem ou não rebaixados de acordo com a pontuação estabelecida após o julgamento final do mérito."

O jurídico do time de Floriano confirmou ainda que existe a possibilidade de levar o caso ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). "Caso nosso recurso apresentado perante o Pleno do TJD não seja satisfatório, a lei desportiva nos garante que este é cabível  de qualquer decisão dos órgãos da Justiça Desportiva, com exceção das decisões proferidas pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que é o último grau de jurisdição. Assim, a decisão do Pleno do TJD é passível de recurso para o STJD, desde que acompanhado do devido preparo", concluiu Lucas Ewers.

Sobre o caso

O Corisabbá foi julgado e punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) na última terça-feira (14) durante sessão virtual. O time de Floriano-PI foi declarado culpado, em 4 votos a 2, por escalar de maneira irregular o zagueiro Wellerson (Uberaba) e o volante Márcio Adriano, em partida da 12ª rodada do Campeonato Piauiense.

Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PIFluminense-PI x Corisabbá, Piauiense 2023.
Fluminense-PI x Corisabbá, Piauiense 2023.

De acordo com a Federação de Futebol do Piauí (FFP), os jogadores não poderiam ser relacionados para a partida contra o Comercial-PI, no dia 4 de março. Os atletas deveriam ter cumprido suspensão automática por expulsão no jogo disputado contra o Fluminense-PI, no dia 25 de fevereiro, válido pela 9ª rodada do Estadual.

Acontece que entre essas duas partidas o Corisabbá teria o confronto contra o Ferroviário-PI, no dia 18 de fevereiro, correspondente a 10ª rodada. No entanto, pela desistência do Ferroviário o duelo é assinalado como W.O., tornando a partida contra o Comercial-PI, pela 12ª rodada, o jogo seguinte as aplicações dos cartões.

Até o momento, o Corisabbá que tinha 15 pontos passa a somar apenas 12 com a punição. E em meio aos desdobramentos jurídicos, o time se prepara para enfrentar o River-PI, pela 14ª rodada do Campeonato Piauiense.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!