Corisabbá é punido pelo TJD-PI, perde pontos, mas pretende recorrer da decisão

Águia de Floriano perde 3 pontos e recebe multa por escalação irregular de dois jogadores.

O Corisabbá foi julgado e punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) nesta terça-feira (14) durante sessão virtual. O time de Floriano-PI foi declarado culpado, em 4 votos a 2, por escalar de maneira irregular dois atletas, o zagueiro Wellerson (Uberaba) e o volante Márcio Adriano, em partida da 12ª rodada do Campeonato Piauiense. Com a decisão, o Alvinegro perde 3 pontos e recebe multa no valor de R$ 1000.

Foto: Weslley Douglas/Fluminense-PIFluminense-PI x Corisabbá, Piauiense 2023.
Fluminense-PI x Corisabbá, Piauiense 2023.

De acordo com a Federação de Futebol do Piauí (FFP), os jogadores não poderiam ser relacionados para a partida contra o Comercial-PI, no dia 4 de março. Os atletas deveriam ter cumprido suspensão automática por expulsão no jogo disputado contra o Fluminense-PI, no dia 25 de fevereiro, válido pela 9ª rodada do Estadual.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Acontece que entre essas duas partidas o Corisabbá teria o confronto contra o Ferroviário-PI, no dia 18 de fevereiro, correspondente a 10ª rodada. No entanto, pela desistência do Ferroviário o duelo é assinalado como W.O, tornando a partida contra o Comercial-PI, pela 12ª rodada, o jogo seguinte as aplicações dos cartões.

Continue lendo após a publicidade

A defesa do time de Floriano, através do advogado Christiano Souza Neto, pontuou a organização da tabela de jogos como uma falha do Departamento Técnico da Federação, justificando a "confusão" na interpretação das partidas. 

"Basicamente, identificamos que o Corisabbá está sendo vítima de uma falha do Departamento Técnico da Federação, pois embora a equipe do Ferroviário tenha desistido da competição, ainda em dezembro de 2022, o fato é que foi mantido na tabela do campeonato, gerando confusão. Não se sabe até o momento o motivo pelo qual esse hipotético jogo (contra o Ferroviário), que nunca ocorreu e nem ocorreria, foi antecipado para o dia 18 de fevereiro, antes da 9ª rodada. Se o jogo não ocorreria, e ninguém precisaria comparecer (árbitros, gandulas, ambulância, Polícia Militar, equipe do Corisabbá), por qual motivo foi antecipado. Com tal antecipação a Federação subtraiu o direito dos atletas suspensos do Corisabbá em cumprir tais suspensões naquela rodada."

Continue lendo após a publicidade
Foto: Reproduçãodfsfd
Tabela de jogos Campeonato Piauiense 2023.

O advogado Christiano Souza Neto cita ainda a súmula da 10ª rodada contra o Ferroviário, que segundo ele revela a antecipação da partida, assinalada como W.O., um mês antes e sem o conhecimento do clube.

"Detalhe importante é verificar que a súmula da 10ª rodada contra Ferroviário, que foi adiantado para 18 de fevereiro, foi lavrada em 12 de janeiro de 2023, ou seja, um mês antes da referida data, não sendo dado conhecimento para a equipe do Corisabbá. Assim, a equipe, com base no §5º do artigo 50 do Regulamento Geral de Competições, entendeu que seus atletas, suspensos na 9ª rodada, teriam cumprido a suspensão na 10ª rodada (W.O. contra o Ferroviário)."

Foto: Reproduçãodsda
Súmula da partida entre Ferroviário x Corisabbá.

O presidente do Corisabbá, Anderson Kamar, reconhece que houve falhas de ambos os lados, mas entende que o clube foi induzido ao erro.

"Nós do Corisabbá fomos prejudicados, o Corisabbá vai recorrer, vai lutar até o final, porque estão tirando o nosso direito. Falhamos, mas por ser induzidos a um erro que não é só do clube. Isso foi um balde de água fria desde o jogo contra o Comercial, abalou o psicológico do time. O Corisabbá estava brigando por uma vaga na semifinal e de uma hora pra outra passa a brigar na Justiça por uma permanência na Série A."

Com a atual configuração, o Corisabbá, que tinha 15 pontos conquistados na tabela de classificação, passa a registrar 12 pontos após a punição. Segundo o advogado Christiano Souza Neto, ainda existe a possibilidade de recurso. "Já requeremos a lavratura do Acórdão, para viabilizar a interposição de Recurso Voluntário perante o Pleno do TJD do Piauí.  Após a intimação da publicação do Acórdão, a diretoria do Corisabbá, poderá decidir se pretende recorrer ou não," explicou.

O próximo compromisso do Cori pelo Campeoanato Piauiense vai ser a partida contra o River-PI, válida pela 14ª rodada, na próxima terça-feira (21), no estádio Tibério Nunes, em Floriano.

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!