Apagão: Queda de energia afeta Piauí e vários estados do Brasil nesta terça

Situação afetou fornecimento de água e funcionamento de operadoras telefônicas.

Após cerca de seis horas, partes do Norte e Nordeste do Brasil ainda sofrem com o apagão de energia elétrica que afetou todas as unidades da federação, exceto Roraima, na manhã desta terça-feira (15). 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasilenergia eletrica
Apagão: Queda de energia afeta Piauí e vários estados do Brasil nesta terça.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o fornecimento foi restabelecido no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, em 55% da região Norte e 81% do Nordeste (incluindo todas as capitais). Ainda assim, em Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, o fornecimento não havia sido normalizado integralmente até por volta das 12h50, segundo as concessionárias locais.

>> Confira as tabelas dos principais campeonatos.

Sergipe teve o fornecimento normalizado por volta de 13h30. No Ceará, a energia foi totalmente restabelecida às 12h14, e, na Bahia, às 14h14.

Continue lendo após a publicidade

Segundo o MME e Operador Nacional do Sistema (ONS), o Sistema Interligado Nacional teve uma falha às 8h31 e que, desde então, trabalhavam para restabelecer a energia. A causa do incidente ainda não foi totalmente esclarecida.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou em entrevista nesta terça-feira (15) que, apesar da "ação rápida" do governo em resposta ao apagão de energia que atingiu 25 dos 26 estados e o Distrito Federal, há um problema ainda não resolvido sobre o tema em Imperatriz (MA).

Continue lendo após a publicidade

INTERRUPÇÃO

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.

“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”

PIAUÍ

No Piauí, um dos estados afetados, a empresa Águas de Teresina suspendeu o serviço de abastecimento de água em diversos pontos da capital. No interior, vários municípios também tiveram o fornecimento de água suspenso.

O apagão também causou reclamações por falta de internet e sinal nos celulares, transtornos no trânsito ocasionados pela falta de energia nos semáforos e relatos de pessoas presas em elevadores.

Escolas, faculdades e empresas liberaram alunos e funcionários mais cedo devido a falta de energia durante toda a manhã desta terça-feira. 

Foto: ReproduçãoNota divulgada nas redes sociais da Equatorial Piauí no início da tarde.
Nota divulgada nas redes sociais da Equatorial Piauí no início da tarde.

APURAÇÃO

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira vai detalhar o andamento da apuração sobre o problema e o trabalho de restabelecimento dos serviços, em entrevista marcada para a tarde desta terça-feira, no Ministério de Minas e Energia.

*matéria em atualização

*com informações do g1 e da Agência Brasil 

Divulgue seu negócio e venha fazer sucesso junto com o ROTA343. Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou? Compartilhe!