Piauiense 2024: Com ajustes na 2ª fase, FFP define formato de disputa

Reunião que definiu o modelo de disputa acontece na última terça-feira (7).

O arbitral que definiu os últimos ajustes sobre o modelo de disputa do Campeonato Piauiense 2024 aconteceu nesta terça-feira (7), na sede da Federação de Futebol do Piauí (FFP), em Teresina. Dirigentes e federação bateram o martelo quanto a nova fórmula da competição, que passa a ser realizada em duas fases. O início do estadual está previsto para o dia 13 de janeiro. 

Foto: Divulgação/FFP
Piauiense 2024: Com ajustes na 2ª fase, FFP define formato de disputa.

A primeira reunião, realizada duas semanas antes do arbitral, teve a finalidade de apresentar o novo formato aos clubes participantes. No rascunho do novo modelo, as 8 equipes seriam divididas em dois grupos e depois se enfrentariam, na segunda fase, em confrontos eliminatórios. 

No entanto, após o arbitral, os gupos foram mantidos pela FFP, mas a segunda fase deixa de ser eliminatória: agora, a pontuação alcançada durante a primeira e segunda fases, somadas, definirá os semifinalistas e rebaixados. Segundo a federação, essas mudanças visam adequar o estadual ao calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que sugere um limite de 14 datas reservadas para os campeonatos estaduais, além de dar mais competitividade ao campeonato.

ENTENDA O FORMATO DA DISPUTA:

O novo formato de disputa do Campeonato Piauiense prevê a participação de oito clubes, divididos em dois grupos, com quatro participantes cada. A divisão dos grupos foi realizada de acordo com a posição na tabela de classificação da Série A de 2023.

Os grupos ficaram assim definidos:

Grupo A: River, Altos, 4 de Julho e Picos;

Grupo B: Fluminense-PI, Corisabba, Oeirense e Parnahyba.

Primeira fase:

Cada grupo jogará entre si em turno e returno, totalizando seis jogos para cada clube na fase de grupos.

Segunda fase:

Os grupos se cruzam em jogos de ida e volta (1º do Grupo A x 4º do Grupo B / 2º do Grupo A x 3º do Grupo B / 3º do Grupo A x 2º do Grupo B / 4º do Grupo A x 1º do Grupo B).

Se classificam as quatro melhores equipes, somando a pontuação da 1ª e 2ª fase.

As semifinais serão disputadas em dois jogos (ida e volta). Os vencedores das semifinais se enfrentam nas finais, também em dois jogos (ida e volta). Em caso de empate no placar agregado, as equipes irão para disputa de pênaltis.

O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão de 2025, além da vaga direta na Copa do Nordeste ao campeão.

Rebaixamento

Os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira e segunda fase serão rebaixados.

Leia também