Incêndio em Canto do Buriti é controlado após ação integrada

Segundo a Semarh, a área total atingida pelo incêndio corresponde a cerca de 9.012 hectares.

Após cerca de 10 dias, o incêndio no assentamento Santa Clara do município de Canto do Buriti foi controlado, às 00h30 desta quinta-feira (24).

Foto: Divulgação
Incêndio em Canto do Buriti é controlado após ação integrada.

Para a execução do trabalho, atuaram 40 agentes dos órgãos competentes envolvidos na missão, e mais 20 voluntários das comunidades da região. Foram utilizados ainda um helicóptero, enviado ao local nessa quarta (23), e seis pickups. Após reunião de avaliação, foi decidido que haverá necessidade de retorno para monitoramento da área.

"A área total atingida pelo incêndio florestal, segundo relatório emitido na manhã desta quinta-feira, corresponde a cerca de 9.012 hectares. As condições climáticas já apresentam estabilidade, com a média de temperatura de 35° e 33% de umidade relativa do ar. O fogo não chegou à Unidade de Conservação do Parque Nacional Serra das Confusões", comunicou a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).

De acordo com a Polícia Militar, na linha de fogo, foi realizado combate com a mochila costal, separação de material com equipamentos de sapa, soprador e kit de combate a incêndio, que foi controlado com êxito por volta das 00h30min. Na manhã de hoje, o Batalhão de Policiamento Aéreo (BOPAER) realizou um voo de reconhecimento na área.

Foto: Divulgação
Segundo a Semarh, a área total atingida pelo incêndio corresponde a cerca de 9.012 hectares.

Participaram da ação de combate ao fogo o Corpo de Bombeiros, com apoio dos demais órgãos competentes: Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), PREVFOGO Ibama, Polícia Militar e Brigada de Incêndio do Assentamento Santa Clara. A missão contou ainda com apoio da Associação de Mulheres da comunidade, Batalhão Tático Aeropolicial (BOPAER), voluntários da região, prefeituras de Canto do Buriti, Eliseu Martins e Colônia de Gurguéia e empresas da região.

*com informações da Semarh e PMPI

Leia também